Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Máscaras


A cada dia percebo que a vida é uma festa. Não uma festa comum, ou de alegria sincera. Mas um luxuoso e exagerado baile de máscaras. Cheio de fantasias, falsos sentimentos e muitas, muitas máscaras escondendo os mais diversos rostos humanos. O que vejo são pessoas, que penso que conheço, mas nada conheço além das máscaras, lindas e bem ornamentadas que trazem na face. Vejo também essas pessoas numa corrida desesperada atrás de coisas que supostamente as fazem se sentir melhor, mesmo que de maneira bastante efêmera. 
E os tesouros que buscam são os menos valiosos possíveis, com um valor apenas simbólico, que atenua as suas frustrações. E no bal masqué interminável escutam-se risadas, beijos, juras de amor. Os festejantes buscam a felicidade em bens materiais, a fim de diminuir o efeito de suas incapacidades, buscam a alegria na bebida e em outros vícios, tentando enganar suas mentes depressivas e atormentadas, e o amor na luxúria e na lascívia, para tentar, mesmo que momentaneamente, aplacar a dor da solidão em seus corações. As hipocrisias e falsidades reinam no lugar, escondendo as traições que movem o pseudo círculo afetivo que supostamente une essas pessoas. E para completar o cenário aparentemente leve, usam as mais ornamentadas e ricas máscaras, para mostrar para uma sociedade que sobrevive de aparências, o quão belas, ricas e sãs elas são.  Mas há momentos em que essas máscaras não seguram mais nos rostos inchados de seus donos e simplesmente caem, deixando à mostra todas as feridas, deformações e monstruosidades presentes nos rostos daquelas pessoas, para pavor e repugnância daqueles que ainda mantêm a máscara grudadas na face. E assim, todos conhecem de fato quem está por trás das máscaras.

E ainda há aquelas pessoas corajosas suficiente para frequentarem o baile sem máscaras, sem fantasias, sem nada. E são elas que mais causam revolta e repulsão naqueles hipócritas mascarados. Não porque elas tenham rostos deformados, muito pelo contrário; seus rostos são perfeitos, porém simples, e é isso o que mais fere o orgulho dos mascarados, que nem isso têm o merecimento de ter. E para sobreviver, essas pessoas precisam pôr máscaras também, não para esconder ou fingir ser o que não são, mas para servir como um escudo, que as protegerá dos vícios, dos pecados externos. E isso não é fácil, e elas sofrem, chorando muitas vezes lágrimas ardentes... lágrimas de sangue...

Por isso, vamos ficar à vontade. Vamos tirar as máscaras.  Assim, se tivermos feridas em nossos rostos, essas curar-se-ão, e em vez de um baile de máscaras, falso e medíocre, a vida se tornará uma verdadeira festa, saturada de sentimentos e alegrias verdadeiras, e todos aqueles que buscam a felicidade poderão encontrá-la, em um lugar que jamais procuraram, antes por medo da pútrida que exalava, mas que agora, sem máscaras, se encontra limpo e puro: seus corações.



Rafael Victor



Um comentário:

  1. Esse Blog é muito Foda... me segue? http://thesims3baixakic.blogspot.com/

    ResponderExcluir