Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Mais uma de Amor

Há muito escutei o que não devia ter parado para escutar: Aguentei firmemente as ladainhas de homens, reis, mendigos, poetas, bardos, cavaleiros, bobos... falarem sobre como era amar. Todas aquelas pessoas queriam se valer de minha juventude e teimavam em tentar me ensinar a amar. E eu, perdido em minha pouca idade, nada podia entender: ora me convenciam das maravilhas que o amor proporcionaria para aqueles que mergulhassem de cabeça na sua correnteza, ora me aterrorizavam com todo o sofrimento e dor que eu poderia sentir, se eu teimasse em sentir quando o amor me ignorasse.

Eu ouvia, ouvia e sorria das loucuras daqueles velhos que pareciam se deliciar ao expor tantas experiências que aparentemente marcaram sua míseras vidas. Ria com uma soberbia ingênua, crente na minha possível imunidade contra tantos bens e tantos males. E meio às festas de cantorias amorosas dos velhos, vi de relance e voltei meu olhar para enxergar melhor. Lá estava ela, a imaculada donzela, seus cabelos vermelhos como o fogo voando ao vento em contraste com sua tez alva e pura e com a seda esmeralda do vestido bem marcado em seu corpo jovem. Com aquela visão meus olhos  se esbugalharam e meu queixo caiu. Meu coração bateu mais forte e ficou difícil de respirar. Experiente que estava, teoricamente, nesses assuntos de amor, percebi, graças às tantas lições dos meus velhos amigos velhos de cantigas, que esses sintomas eram de uma paixão ardente que nascia à primeira vista.

De repente me vi vivenciando todos os louros, fantasias, dores e sensações típicas do amor e de que há algum tempo atrás eu ria. Virei cantor, poeta, rei, mendigo, cavaleiro, bobo... Virei velho e voltei a ser novo, tudo internamente, tudo numa explosão de sentimentos. Fui à corte, me fiz conhecido, tornei-me cavaleiro; com um lenço de minha amada guardado sob minha camisa, lutei em guerras ferrenhas para conquistar seu amor. Cantei meu amor, a fim de ganhar o seu em troca. E depois de algum tempo, para combustão instantânea de todos os meus átomos, nossos lábios se uniram num calor ardente de um beijo proibido e rápido. Ali estavam todas as maravilhas do amor.

Mas também sofri. Outro cavaleiro passava na minha frente, roubava minha donzela. Sofri, meu coração doeu. Mas depois inflamou-se e desafiei-o para um duelo. Armas brancas, noite sem luar. Ali seria decidido o destino de meu amor por minha donzela. Espadas tiniram, uma contra a outra; a de meu desafiante atravessou meu ombro direito; a minha atravessou seu peito esquerdo. Eu tinha certeza que o que dera forças para vencer o duelo foi a chama daquele sentimento fortíssimo dentro de mim. Fatalmente machucado, com o ferimento sugando todas as minhas forças vitais, fui atrás de minha donzela, uma última vez.

Encontrei-a absorta em suas atividades. Ao me ver, ferido, pálido, morrendo, veio ao meu encontro, com os olhos cheios de lágrimas, colocando suas mãos puras sobre meu ferimento, tentando estancar o sangramento num desespero típico de uma pessoa amada. Seu toque só fez a ferida doer mais ainda e cai, enfraquecido no chão. Ela se jogou sobre mim, chorando. Eu já sentia a vida se desprender de mim. Tive a impressão de ver alguns anjos ao redor da minha querida. Reuni todas as forças que ainda tinha e beijei-a, como nunca havia feito e aquele beijo sim, me trouxe de volta. O sangue parecia voltar para dentro de mim e os tecidos se uniram novamente, formando uma leve cicatriz que aos poucos sumiu. De fato havia anjos ao seu redor, que aos poucos alçaram voo entoando seus cantos celestiais. Senti-me mais forte, senti-me vivo. O amor salvou-me da morte. Então olhei no castanho profundo dos olhos de minha donzela, enxuguei suas lágrimas e rimos, juntos, de tudo o que ocorrera. O amor nos salvou e, mais do que nunca nos uniu. Agora era só recomeçar...


Rafael Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário