Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Medo da morte

"Não tenho medo da morte... tenho medo da desonra..."
(José de Alencar)

Viver em nosso mundo é um desafio surpreendente todos os dias. Às vezes acordamos pela manhã e nos deparamos com um ambiente hostil, e pedimos para voltar ao sono, ao nosso mundo de sonhos... Mas infelizmente, ou não, temos que encarar a dura realidade que nos cerca. E para quem pensa que lembrando das pessoas que sofrem materialmente ajuda a você a encarar a vida com mais disposição eu digo: Estão enganados. Porque nesse mundo e nessa vida todos temos problemas e a alegria de viver tem que vir naturalmente de nossos corações, sem termos que pensar em quem está pior ou melhor que nós. E mesmo com tantas dificuldades características de nossas vidas, existem, em grande número, as pessoas que vivem um eterno e bizarro paradoxo: Morrem de medo de morrer. Por isso que eu repito as palavras do célebre homem, tão importante na história de nosso país, que disse: "Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra." Em meio a tantos desafios diários, as pessoas, em vez de se preocuparem com suas integridades morais e com a superação de suas dores de forma, pelo menos em partem pura, elas preferem amar incondicionalmente as vidas mediocres que levam corrompendo suas personalidades fracas e almas retrógradas. Medo de morrer? Quem tem medo de morrer quando a morte é comercializada? Quem tem medo de morrer quando o que mais importa na vida é a auto-realização ás custas do sofrimento alheio? Quem?
A grande maioria da humanidade.

E ainda existem pessoas que podem me criticar e acusar de apologias contra a vida e a favor da morte... Encarar a morte como uma amiga não é detestar a vida. Apenas digo o que penso porque medo da morte é um tormento voluntário, já que é a única certeza que temos nessa vida desde quando surgimos através da união de duas pequenas células... o milagre e o mistério da vida continuam fascinantes e fico muito feliz e grato por saber que estou simplesmente vivo. Mas como já dizia o poeta, a vida é um longo sonho, que por várias vezes se torna um pesadelo, mas um dia chega a hora de despertar...

E do mesmo jeito que um condenado não teme e até espera ansiosamente pelo dia da sua libertação, como eu, pobre espírito aprisionado na carne, posso temer a morte, a libertação?...

Rafael Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário